sexta-feira, 1 de julho de 2011

JUNO RECEBE A CABEÇA DE ARGOS

O povo deve estar estranhando ver tanta mitologia junta. Ultimamente tenho trabalhado muito em um livro que usa como tema de fundo a mitologia grega, então estou acumulando muita informação sobre o assunto. Por isso, este mês pelo menos, se prepare para ter uma overdose mitológica.

Este quadro foi pintado por Jacopo Amigoni (1685-1752), um italiano que passou seus últimos dias na Espanha. Juno a esposa de Zeus, pediu a Argos, gigante de cem olhos, que vigiasse Io, que ela suspeitava com razão ser amante do marido. Argos foi morto por Mercúrio, a mando de Zeus. Em memória de Argos, Juno engastou os olhos dele na cauda de seu pavão. Este quadro mostra Juno recebendo a cabeça de Argos. O estilo suave e sensual, as cores claras e linhas graciosas são características do Rococó. Amigoni fez muito sucesso em seu tempo como pintor de retratos e cenas históricas. Como muitos artistas do Rococó, trabalhou em toda a Europa, particularmente na Inglaterra. Provavelmente foi ele que, retornando de Veneza após uma viagem proveitosa a Londres, persuadiu Canaletto a ir à Inglaterra em 1746. Na Inglaterra, pintou decorações para o Covent Garden e para o Moor Park. A partir de então, viveu confortavelmente, pintando retratos da família real e da nobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...