terça-feira, 6 de dezembro de 2011

HENRI DE TOULOUSE-LAUTREC

Famoso por pintar a vida boêmia de Paris,Toulouse era versado em pintura e em litografia. Nascido em 1864, viveu uma vida de boêmio vindo a falecer aos 36 anos devido à sífilis e ao alcoolismo depois de um período de declinío que o levou à uma clínica psiquiatrica, depois à paralisia. Morreu nos braços de sua mãe já incapaz de criar em 1901. 

Ambassadeurs: Aristide Bruant, cartaz (1892)

Toulouse ajudou a definir o estilo Art Nouveau ao criar o design para os seus cartazes publicitários. Baixinho, com apenas 1,52 metros, devido a uma doença que era desconhecida na época que o fazia ser um adulto com as pernas curtas de um menino, descendia de uma família aristocrática.  
Moulin Rouge - La Goulue, poster (1891)

Acabou na vida adulta indo morar em um bairro de má fama onde convivia com os trabalhadores, as prostitutas, artistas e pessoas de caráter duvidoso. Frequentava o famoso Moulin Rouge e também outros cabarés vivendo uma vida de libertino. Seus cartazes que  eram expostos nesses ambientes se tornaram famosos e Torlouse retratou várias dançarinas nessa época, como Louise Weber, chamada de a gulosa ou "la goulue".

 Avril , cartaz (1893)


 Baile no Moulin Rouge - 1890 - óleo sobre tela

Tendo sua arte reconhecida e exposta também em algumas exposições em Paris.

 Dizem que teria sido ele o criador do drink chamado Terremoto. Se quiser prová-lo é relativamente simples de ser feito: pegue uma taça de vinho e junte 3 doses de Absinto com 3 doses de conhaque. Acrescente gelo a gosto ou então bata a mistura com o gelo em uma coqueteleira. 
Toulouse faz uma pontinha no filme de Woody Allen, Meia Noite em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...