domingo, 5 de fevereiro de 2012

O PINTOR DE MEIDIAS E SUAS VASILHAS


Esse vaso, chamado Hydria foi criado pelo pintor de Meidias (em atividade entre c. 420 a.C - 400 a.C) com uma técnica de pinturas desenvolvida na época chamada de pinturas vermelhas. Na pintura de cerâmica vermelha, as formas e os desenhos surgem como argila não esmaltada vermelha, contra um fundo preto esmaltado. As imagens são delineadas previamente e o fundo é pintado de preto, o que permite que os desenhos sejam preenchidos com tinta e não entalhados com um buril. O termo Hydria designa uma vasilha usada para carregar água. As pinturas dessa vasilha geralmente falavam a respeito da lenda de Faon. Ele teria sido um velho barqueiro que ganhava o pão de cada dia atravessando viajantes entre Quios e Leslos. Uma vez, Vênus, disfarçada como uma miserável velhinha, solicitou ao barqueiro que a atravessasse de graça. Com pena da senhora ele assim o fez. Reconhecendo seu bom coração, Vênus deu como presente um vaso cheio de maravilhoso perfume capaz de tornar Faon no mais belo e cobiçado dos homens. Faon foi amado então por todas as Lésbias sendo que entre elas, Safo, uma das mais belas, o amou com especial ardor. No entanto, Faon, cansado de tanto assédio decidiu se mudar para Sicília. Safo o seguiu e ao ser rejeitada novamente se precipitou do rochedo de Leucade. Toda região de Lesbos chorou a morte de Safo.
Safo, por Charles-August Mengin

A lenda de Safo e Faon, como todo mito, está ligado a alguns fatos reais que ainda estão sendo pesquisados por historiadores. Uma das coisas que pesquisam é que se o termo lésbias aplicados às moradoras da cidade estariam ligados ao homossexualismo feminino. O que se sabe é que Safo teria existido como poetiza versada no culto à Vênus e que era muto famosa sendo que entre os vestígios de seus poemas existem indícios de romances entre mulheres. Chegou a ser reconhecida como a décima musa. Alguns dizem que talvez a lenda de Faon tenha sido apenas uma reinterpretação da lenda de Narciso ou uma licença poética para um dos amores de Vênus porém, como tudo o que chegou até nós dessa época são fragmentos ainda não se conseguiu elucidar o fato. Não se sabe também que fim teria tido Faon. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BOLO BABA DE MOÇA

 INGREDIENTES PARA O PÃO DE LÓ 6 OVOS, 6 COLHERES DE AÇÚCAR, 6 COLHERES DE FARINHA DE TRIGO, 1 COLHER DE FERMENTO EM PÓ, MANTEIGA PARA UNTAR...